O SEGREDO DOS LEITORES CAMPEÕES

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Os segredos do atual campeão de memória dos EUA, ele revela sua fórmula para o cérebro saudável.

Fabiana Grillo, do R7
Nelson Dellis é o atual campeão do Torneio de Memória dos EUADivulgação
Para muitas pessoas, memorizar número de telefone, data de aniversário ou mesmo nomes de colegas são tarefas bem complicadas. Mas, você sabia que alimentação saudável, consumo de água, atividade intelectual, socialização e prática regular de exercício físico são os segredos para manter o cérebro saudável? Essas são as dicas do atual campeão do Torneio de Memória dos Estados Unidos, Nelson Dellis.
Com apenas 31 anos, Dellis já foi vencedor do campeonato americano de memória quatro vezes, nos anos de 2011, 20012, 2014 e 2015. Ele conta que resolveu melhorar a capacidade do seu cérebro depois do diagnóstico de Alzheimer da mãe, que morreu em decorrência da doença em 2009 — ano também que ele participou de sua primeira competição.
— Memorizar é o resultado de muito treino. Além disso, não dá para lembrar-se de algo sem prestar atenção. Outra dica básica é transformar o que você quer memorizar em imagem, essa é uma das minhas melhores estratégias.
Lembranças apagam do cérebro memórias semelhantes Em outras palavras, o truque dele é construir na mente um “palácio da memória”. Ele conta que costuma visualizar um lugar que conhece bem, como, por exemplo, a casa onde morou na infância, e associa os itens que precisa memorizar em imagens que são colocadas em cada canto do ambiente. Com essa tática, Dellis detém uma série de registros de memória, incluindo memorizar 310 números em cinco minutos e 40 cartas de baralho em um minuto e cinco segundos. Lapsos de memória nem sempre são sinais de Alzheimer
A neurologista Sonia Brucki, professora livre-docente da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), alerta que obesidade, tabagismo, sedentarismo, hipertensão, diabetes e dislipidemia aumentam o risco de problemas cognitivos. Dessa forma, são doenças que precisam ser controladas, no caso de quem já tem, ou prevenidas.
 — O exercício físico, por exemplo, ajuda a controlar os fatores de risco vasculares, aumentando o fluxo sanguíneo cerebral e promovendo o crescimento neural, ou seja, previne o declínio cognitivo.
A boa notícia, segundo a especialista, é que em qualquer fase da vida é possível modificar a estrutura cerebral e aumentar a proteção contra os prejuízos cognitivos, “desde que a pessoa adote hábitos de vida saudáveis”.
— Bom humor e alimentação rica em ômega 3 e 6 devem fazer parte da lista de medidas preventivas, pois ajudam na manutenção da memória. Essas atitudes são capazes de aumentar a capacidade cerebral inclusive em idosos.
E o campeão do torneio de memória segue a orientação à risca. Além de escalar montanhas, ele pratica crossfit uma hora por dia e é adepto da alimentação balanceada.
— Parei completamente de beber e não me alimento com junk food. Além disso, minha alimentação inclui 10 mg de ômega 3, do tipo DHA, por dia. É claro que levo essa vida porque sou profissional, mas essa foi minha escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário