O SEGREDO DOS LEITORES CAMPEÕES

domingo, 22 de maio de 2016

O segredo de Bill Gates, Warren Buffet e outros bilionários. Ler é essencial para se tornar um líder competente e criativo



Os bilionários Warren Buffett e Bill Gates participam do jantar de premiação do prêmio de filantropia da Forbes em Nova York, nos Estados Unidos (Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images)





 Em recente entrevista Forbes, o pai de Bill Gates revelou como era bilionário quando criança.
Algo já esperado, Gates era um leitor ávido.Todo tipo de livro o interessava, mas ele tinha uma predileção por enciclopédias e livros de ficção científica. O pai de Gates conta que ficava muito feliz por ser filho gostar tanto de ler. Mas ele e sua esposa tinham que colocar algumas regras sobre a leitura. Bill Gates era proibido de ler enquanto jantava.
A paixão por ler hoje está explícita em seu blog, Gates Notes. O fundador da Microsoft escreveu resenhas e recomendações de mas de 150 livros. Os temas são variados: de romances tradicionais a histórias de ficção científica.
A paixão pelos livros e por estudar é algo comum a muitas pessoas ricas e bem sucedidas. O milionário Steve Siebold, autor do livro Como as Pessoas Ricas Pensam, entrevistou mais de 1.200 milionários de todo o mundo nas últimas três décadas e percebeu que se auto educar é algo que todos fizeram ao longo da vida.
O investidor Wareen Buffet diz gastar 80% do seu dia lendo. Ele sempre dá dicas de leitura a seus acionistas nos relatórios anuais de seu grupo empresarial.
Mark Zuckerberg é outro bilionário que cultiva o hábito da leitura. Em 2015, o criador do Facebook resolveu ler um livro a cada duas semanas, e até começou um clube do livro chamado “A Year of Books” para que ele pudesse discutir os livros com a comunidade Facebook.
A magnata da mídia Oprah Winfrey seleciona um livro a cada mês para os leitores discutirem numa espécie de clube do livro online. E quando o bilionário do setor de tecnologia Elon Musk é perguntado sobre como aprendeu a construir foguetes, ele responde: "Eu leio livros."
Especialistas dizem que a leitura é fundamental para qualquer pessoa em uma posição de liderança. O autor John Coleman, da Harvard Business Review, argumenta que a leitura pode fazer de você um melhor comunicador e mais compreensivo.
Enquanto isso, Scotty McLennan, professor de economia política na Universidade de Stanford , sugere que ler romances pode aumentar a capacidade de liderança, pois mostrando os leitores a realidade de uma forma que estudos de caso e livros de negócios não conseguem.
É claro que não existe uma fórmula para se tornar extremamente bem sucedido. Mas, ao que tudo indica, uma visita semanal à biblioteca vai, com certeza, aumentar seu nível de conhecimento e seu desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário