O SEGREDO DOS LEITORES CAMPEÕES

sábado, 28 de maio de 2016

Curiosidades de como (e o que) o brasileiro lê

Quantos livros passaram pelas suas mãos no último ano? Se acompanhar a média brasileira, você terá lido 4,96 obras, de acordo com pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Pró-Livro.
Na conta, entram desde os livros devorados por inteiro até aqueles que tiveram apenas alguns de seus capítulos consultados. O número é maior do que o registrado em 2011, quando o estudo foi realizado pela última vez. Na época, a média de obras lidas era de 4 por habitante.
"Nesse período, o nível da escolaridade do brasileiro aumentou", diz Marcos da Veiga Pereira, presidente do Instituto Pró-Livro. "O interesse dos jovens pelos livros também cresceu consideravelmente. A indústria reagiu a isso, com mais lançamentos voltados para essa faixa etária". 
O levantamento mostra, ainda, que há no país 104,7 milhões de leitores (o que equivale a 56% da população). A pesquisa considera como leitor quem leu, ao menos, um livro nos últimos três meses. Entre as mulheres, 59% têm o hábito da leitura. Já no grupo dos homens, o percentual é menor: 52%.
A Bíblia foi citada pelos entrevistados como a obra mais marcante de suas vidas. Na mesma lista entram também livros como O Pequeno Príncipe (1943), do francês Antoine de Saint-Exupéry e Cinquenta Tons de Cinza (2015), da inglesa Erika Leonard James.
Abaixo, você encontra outros aspectos curiosos da relação do brasileiro com os livros. Todos os números foram extraídos da 4° edição da pesquisa Retratos da Leitura, feita pelo Ibope. Para ela, foram consultadas cerca de 5 mil pessoas de todo o país entre os dias 23 de novembro e 14 de dezembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário