O SEGREDO DOS LEITORES CAMPEÕES

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A FRANQUIA VIRTUAL É UM BOM NEGÓCIO?

A franquia virtual é um bom negócio?

www.evolucaox.com.br

Modelo tem ganhado espaço no mercado, mas, antes de adquirir uma unidade, é preciso tomar precauções em relação à empresa

Por Ricardo Bomeny*

Divulgação
“Começo a avaliar a possibilidade de abrir um negócio junto com meu irmão. Estou pensando em franquia virtual de produtos naturais. Assim, pergunto: a franquia virtual é um bom caminho? O ramo que eu citei é favorável? É fácil abrir uma franquia virtual? Onde buscar fontes específicas sobre franquias virtuais?”
Leandro

“Gostaria de tirar uma dúvida em relação a franquias pela internet. O meu interesse é de ter uma franquia e fazer a administração do site. Por exemplo, inserir informações, produtos etc. Que tipo de franquia seria mais adequada?”
Janaina


Caros Leandro e Janaina,

Com o crescimento da internet e, mais especificamente, do comércio on-line, as franquias virtuais têm se tornado uma tendência no franchising brasileiro. A expectativa é que, nos próximos cinco anos, a quantidade de redes com esse modelo crescerá entre 25% e 30%. Empresas de vários tipos já aderiram ao modelo, como distribuição de material publicitário, site de ofertas e venda de ingressos, entre outros. As franquias virtuais têm chamado atenção pelo baixo investimento necessário para a abertura de uma unidade, já que o empreendimento não exige um ponto de venda para atender o público, o que configura o principal atrativo para os interessados.

O sistema funciona da mesma forma que as franquias tradicionais, com pagamento de royalties e taxas de divulgação, e as precauções também são as mesmas: pesquisar o mercado e avaliar a empresa franqueadora. O pré-requisito básico para entrar nesse ramo é dominar a linguagem da internet e conhecer as ferramentas de divulgação on-line. Os perfis mais indicados para empreender nesse segmento são os profissionais liberais com alguma experiência em sistemas de informação ou marketing digital.

* Ricardo Bomeny é presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário