O SEGREDO DOS LEITORES CAMPEÕES

terça-feira, 31 de maio de 2016

"BOMBA" A PF indiciou o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco,

A PF indiciou o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e dois executivos do banco no inquérito da Operação Zelotes que investiga compra de decisões no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais). As investigações mostraram que o grupo investigado por corromper integrantes do Carf conversou com executivos do banco a respeito de um “contrato” para anular um débito de R$ 3 bi com a Receita Federal.
A PF já havia apontado em relatório que Trabuco e os outros dois executivos da instituição financeira se encontraram com emissários da organização criminosa para discutir como seria a atuação no órgão. A PF também indiciou o auditor da Receita Federal Eduardo Cerqueira Leite, que teria articulado a reunião entre os integrantes do esquema e o comando do banco. No total, foram pedidos dez indiciamentos.
A conclusão do inquérito relativo ao Bradesco já foi encaminhado pela PF ao Ministério Público Federal, que pode ou não apresentar denúncia à Justiça Federal.
Os indiciamentos são pelos crimes de tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Coluna do Estadão não conseguiu confirmar quais desses crimes são imputados a Trabuco. O Ministério Público confirmou que recebeu da PF os indiciamentos.
Procurado, o Bradesco disse que irá se manifestar ainda hoje sobre a conclusão do inquérito.

sábado, 28 de maio de 2016

Curiosidades de como (e o que) o brasileiro lê

Quantos livros passaram pelas suas mãos no último ano? Se acompanhar a média brasileira, você terá lido 4,96 obras, de acordo com pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Pró-Livro.
Na conta, entram desde os livros devorados por inteiro até aqueles que tiveram apenas alguns de seus capítulos consultados. O número é maior do que o registrado em 2011, quando o estudo foi realizado pela última vez. Na época, a média de obras lidas era de 4 por habitante.
"Nesse período, o nível da escolaridade do brasileiro aumentou", diz Marcos da Veiga Pereira, presidente do Instituto Pró-Livro. "O interesse dos jovens pelos livros também cresceu consideravelmente. A indústria reagiu a isso, com mais lançamentos voltados para essa faixa etária". 
O levantamento mostra, ainda, que há no país 104,7 milhões de leitores (o que equivale a 56% da população). A pesquisa considera como leitor quem leu, ao menos, um livro nos últimos três meses. Entre as mulheres, 59% têm o hábito da leitura. Já no grupo dos homens, o percentual é menor: 52%.
A Bíblia foi citada pelos entrevistados como a obra mais marcante de suas vidas. Na mesma lista entram também livros como O Pequeno Príncipe (1943), do francês Antoine de Saint-Exupéry e Cinquenta Tons de Cinza (2015), da inglesa Erika Leonard James.
Abaixo, você encontra outros aspectos curiosos da relação do brasileiro com os livros. Todos os números foram extraídos da 4° edição da pesquisa Retratos da Leitura, feita pelo Ibope. Para ela, foram consultadas cerca de 5 mil pessoas de todo o país entre os dias 23 de novembro e 14 de dezembro de 2015.

O conselho dos 'superleitores' para ler mais rápido "Incrível"

Os conselhos dos 'superleitores' para ler mais rápido


Compartilhar

Foto: ThinkstockImage copyrightTHINKSTOCK
Image captionQuer aumentar sua velocidade de leitura? Entender o funcionamento do cérebro pode ajudar

Agatha Christie lia 200 livros por ano, enquanto que o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, termina um a cada duas semanas. O ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt lia um livro por dia e até dois ou três, se tinha uma noite mais tranquila. Mas como as pessoas em geral podem conseguir fazer isso?
Harriet Klausner, uma bibliotecária de escola americana que morreu no ano passado era ou uma das leitoras mais rápidas da história ou alguém que "economizava" bastante na hora de falar a verdade.
Ela fez surpreendentes 31.014 críticas de livros na Amazon, o que significava que chegou a ler seis livros por dia. Mas nem todos aceitam este número e um grupo de críticos chegou a tentar desacreditá-la.
Klausner se defendeu dizendo que alguns dos romances que lia eram tão curtos e fáceis que lhe tomavam apenas uma hora. E ofereceu outra explicação simples para sua rapidez de leitura: "Se um livro não me interessa até chegar na página 50, deixo de lê-lo", afirmou ao jornal americano Wall Street Journal.
Seus feitos podem ser fantásticos, mas a vontade de poder ler mais é comum a muitos de uma geração frequentemente distraída por séries de televisão, jogos de futebol e tópicos mais comentados no Twitter, que tem cada vez mais dificuldade de encaixar a leitura em suas vidas.

Um livro a cada 2,4 dias

John Sutherland, autor, crítico de livros colunista e professor emérito de Literatura Inglesa Moderna na universidade UCL, em Londres, diz que em 2015 leu aproximadamente 150 livros.
"É bastante", afirma. E o fato de que ele os lê em seu tablet permite passar as páginas em alta velocidade.
"Desse jeito não fico com o dedo dormente e também evito que o próximo leitor contraia uma doença", brinca.

Foto: ThinkstockImage copyrightTHINKSTOCK
Image captionLer livros em tablets pode facilitar ir de um para o outro mais rapidamente

A vida de um leitor profissional, no entanto, depende de sua capacidade de avançar pelas palavras o mais rápido possível, retendo o máximo de conhecimento que puder.
No ano passado, Sutherland terminou um livro aproximadamente a cada 2,4 dias. "Passo quatro páginas de vez se tiver que fazê-lo", afirma.

Dois mil em uma vida

Quando estava na escola, o britânico Tony Buzan fez um teste de velocidade de leitura, que detectou sua capacidade de ler 213 palavras por minuto. "Pensei que era um leitor muito rápido. Mas perguntei a uma garota da minha sala o resultado dela, e ela tinha conseguido 300. Me senti péssimo."
Decidido a melhorar suas habilidades, Buzan praticou leitura rápida em casa e pesquisou sobre a física do olho. Ele também aprendeu sobre focalização ocular e sobre o agrupamento de palavras para poder lê-las como um só fragmento.
Ele descobriu, por exemplo, que era possível ler mais rápido depois de fazer exercícios físicos. E em pouco tempo dobrou sua velocidade de leitura.
Hoje ele é consultor de leitura rápida e memorização, e acredita que o número de livros que lemos é, sim, importante.
"Em vez de ler, não sei, mil livros na minha vida, agora talvez leia dois mil. Isso pode mudar minha existência", afirma.

Foto: PAImage copyrightPA
Image captionSegundo uma das "superleitoras", vale usar cada 15 minutos livres para dar prosseguimento a um livro

Eis os seus conselhos para ler mais livros:
  • Aprenda a usar seus olhos para ler mais rapidamente;
  • Fique em boa forma física, para que o seu cérebro tenha mais oxigênio;
  • Aprenda a memorizar capítulos e até livros inteiros;
  • Leia sobre o cérebro e seu funcionamento;
  • Crie um grupo de leitura rápida e estudo com seus amigos.

Seletividade

Considerando a velocidade média com a qual alguém diz 300 palavras por minuto, um leitor leva cerca de um minuto para terminar uma página. Portanto, para ler um livro de 300 páginas por dia, o leitor médio deveria reservar 35 horas semanais.
"Há uma quantidade de livros limitada que eu consigo ler ao longo da minha vida, e não vou perder tempo com lixo", afirma o colunista do jornal britânico Sunday Times e crítico de livros Jenni Russell. Ele acredita que, com a idade, devemos nos tornar mais seletivos.
"Quando somos jovens sentimos uma curiosidade grande por outras pessoas, como elas pensam e o que sentem. Agora, um escritor precisa ter uma habilidade exemplar ou uma perspectiva interessante para chamar minha atenção."
Quando era criança, Russell lia até 20 livros por semana. Agora, lê três por mês.
E qual seria o melhor conselho de um dos superleitores para enfrentar um ano de leitura?
"Meu conselho é entediar-se", afirma o professor John Sutherland. "Minha infância foi muito entediante, e ler foi uma boa maneira de passar por grandes períodos de tédio."

Foto: GettyImage copyrightGETTY
Image captionDurante período na prisão, Trotsky lia sobre mais variados assuntos, da manhã até a noite

Um pouco a cada 15 minutos livres

O revolucionário russo Leon Trostsky também se aproveitou do tédio para ler. Durante os dois anos que passou na prisão, lia da manhã até a noite. Desde a ficção clássica europeia, passando pelas pesquisas de Darwin até as teorias de Lênin sobre o comunismo.
A ex-professora de leitura da universidade de Dorchester, na Inglaterra, Ginny Williams-Ellis fundou a organização beneficente Read Easy para ajudar pessoas analfabetas.
"Os livros não são prioridade para as pessoas com quem trabalhamos. A motivação delas é aprender a ler listas de compras, etiquetas de latas, jornais, as palavras da vida diária", explica.
Mas o aprendizado frequentemente leva alunos a se tornarem aspirantes a superleitores.
"Muita gente se emociona quando aprende a ler. Trabalhamos com uma cabeleireira que agora lê um romance por noite."

Foto: ThinkstockImage copyrightTHINKSTOCK
Image captionEstar em boa forma física oxigena o cérebro e ajuda a ler mais

Russell entende a fascinação. "Nas nossas vidas, só vemos a superfície das pessoas. A ficção nos leva a suas mentes, a seus pensamentos e motivações. Os romances nos levam a lugares que de outra forma nunca veríamos. A leitura pode ter um efeito surpreendente sobre nós."
A jornalista e "treinadora" literária Glynis Kozma aconselha os leitores a tirarem alguns minutos de cada um dos seus compromissos para ler.
"Em vez de pensar que o que você precisa é sentar-se e ler durante uma hora, tente utilizar pequenas quantidades de tempo", diz,
"Leia durante 20 minutos, enquanto espera o jantar ficar pronto no forno. Use cada 15 minutos livres que tiver."
Kozma tenta ler um livro por mês, mas nem sempre consegue. "Acho que muita gente se sente culpada com relação à leitura. Estamos todos tão ocupados que fica difícil justificar o uso do tempo livre", conclui.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Ministro da Educação recebe Alexandre Frota ?

Fecha 62,84 mil vagas de trabalho formais em abril Só em 2016

 Já são 378 mil vagas fechadas; em 12 meses, são 1,82 milhão. Na comparação com abril de 2015, porém, as demissões desaceleraram.
As demissões de trabalhadores com carteira assinada em abril superaram as contratações em 62,84 mil, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Ministério do Trabalho.
Foi o décimo terceiro mês seguido de fechamento de vagas com carteira assinada. O último mês com contratações acima das demissões foi março do ano passado, quando foram criados 19,2 mil postos de trabalho.


domingo, 22 de maio de 2016

O segredo de Bill Gates, Warren Buffet e outros bilionários. Ler é essencial para se tornar um líder competente e criativo



Os bilionários Warren Buffett e Bill Gates participam do jantar de premiação do prêmio de filantropia da Forbes em Nova York, nos Estados Unidos (Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images)





 Em recente entrevista Forbes, o pai de Bill Gates revelou como era bilionário quando criança.
Algo já esperado, Gates era um leitor ávido.Todo tipo de livro o interessava, mas ele tinha uma predileção por enciclopédias e livros de ficção científica. O pai de Gates conta que ficava muito feliz por ser filho gostar tanto de ler. Mas ele e sua esposa tinham que colocar algumas regras sobre a leitura. Bill Gates era proibido de ler enquanto jantava.
A paixão por ler hoje está explícita em seu blog, Gates Notes. O fundador da Microsoft escreveu resenhas e recomendações de mas de 150 livros. Os temas são variados: de romances tradicionais a histórias de ficção científica.
A paixão pelos livros e por estudar é algo comum a muitas pessoas ricas e bem sucedidas. O milionário Steve Siebold, autor do livro Como as Pessoas Ricas Pensam, entrevistou mais de 1.200 milionários de todo o mundo nas últimas três décadas e percebeu que se auto educar é algo que todos fizeram ao longo da vida.
O investidor Wareen Buffet diz gastar 80% do seu dia lendo. Ele sempre dá dicas de leitura a seus acionistas nos relatórios anuais de seu grupo empresarial.
Mark Zuckerberg é outro bilionário que cultiva o hábito da leitura. Em 2015, o criador do Facebook resolveu ler um livro a cada duas semanas, e até começou um clube do livro chamado “A Year of Books” para que ele pudesse discutir os livros com a comunidade Facebook.
A magnata da mídia Oprah Winfrey seleciona um livro a cada mês para os leitores discutirem numa espécie de clube do livro online. E quando o bilionário do setor de tecnologia Elon Musk é perguntado sobre como aprendeu a construir foguetes, ele responde: "Eu leio livros."
Especialistas dizem que a leitura é fundamental para qualquer pessoa em uma posição de liderança. O autor John Coleman, da Harvard Business Review, argumenta que a leitura pode fazer de você um melhor comunicador e mais compreensivo.
Enquanto isso, Scotty McLennan, professor de economia política na Universidade de Stanford , sugere que ler romances pode aumentar a capacidade de liderança, pois mostrando os leitores a realidade de uma forma que estudos de caso e livros de negócios não conseguem.
É claro que não existe uma fórmula para se tornar extremamente bem sucedido. Mas, ao que tudo indica, uma visita semanal à biblioteca vai, com certeza, aumentar seu nível de conhecimento e seu desempenho.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

PF deflagra operação para investigar a Odebrecht e pessoas ligadas a Lula

PF deflagra operação para investigar a Odebrecht e pessoas ligadas a Lula

Justiça expediu quatro mandados de busca e dois de condução coercitiva.
Ex-presidente não é alvo direto das diligências feitas em SP e no RJ.

Camila Bomfim*Da TV Globo, em Brasília
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta 
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (20) uma operação batizada de Janus que investiga contratos da construtora Odebrecht com o empresário Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho da primeira mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dos sócios da empresa de construção civil de Santos (SP) Exergia Brasil.
O petista não é foco direto das diligências realizadas pelos policiais federais em São Paulo, em Santos e no Rio de Janeiro, mas é citado nas investigações. O Ministério Público Federal (MPF) afirma que a operação apura se Lula praticou tráfico internacional de influência em favor daOdebrechte facilitou ou agilizou a tramitação de financiamentos de interesse da empreiteira junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A Operação Janus é um desdobramento do inquérito aberto em julho de 2015, a pedido da Procuradoria da República no Distrito Federal, para investigar suposto tráfico de influência internacional do ex-presidente. O alvo das investigações eram viagens internacionais feitas por Lula que teriam sido bancadas pela Odebrecht. Entre os países visitados pelo petista com patrocínio da maior construtora brasileira estão Cuba, República Dominicana, Gana e Angola.
Atualmente, informou a assessoria do MPF, o alvo do inquérito do ano passado foi ampliado e, além de Cuba, República Dominicana, Gana e Angola, são apuradas suspeitas de irregularidades em outros financiamentos concedidos pelo BNDES a Odebrecht para a realização de obras no exterior. São investigados os empréstimos destinados à construção do Porto de Mariel, em Cuba, do Metrô de Caracas, na Venezuela, além de algumas obras no Panamá, destacou o Ministério Público.
Os alvos da Operação Janus são suspeitos de terem cometido os crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro, informou a assessoria da PF.
Responsável pelo processo, o juiz Vallisney Souza de Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, expediu quatro mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir depor). Além disso, autorizou quebra de sigilos bancários, fiscais e de dados telemáticos de nove suspeitos. O inquérito que embasou os mandados judiciais foi aberto em 23 de dezembro.
Apesar de ser sobrinho da primeira mulher do petista, Taiguara era conhecido como "sobrinho de Lula". O sócio do empresário santista, José Emmanuel de Deus Camano, também foi obrigado a prestar depoimento nesta sexta à PF.
Os dois estavam hospedados em um hotel no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, e foram levados para prestar esclarecimentos na superintendência da Polícia Federal na capital fluminense. Já os alvos dos mandados de busca e apreensão foram as residências dos dois empresários e também dois escritórios de contabilidade que prestavam serviços à Exergia Brasil.
Ao G1, a assessoria da Odebrecht informou que a empresa não irá comentar a nova operação da PF. O G1 também procurou a assessoria do Instituto Lula, mas até a última atualização desta reportagem não havia obtido resposta. As defesas de Taiguara dos Santos e José Emmanuel Camano não foram localizadas.
A Polícia Federal explicou que o nome da operação é uma referência ao deus romano Janus (ou Jano). Ainda de acordo com a corporação, a menção à divindade latina de duas faces, que olha ao mesmo tempo para o passado e para o futuro, tem o objetivo de mostrar "como deve ser realizado o trabalho policial, sempre atento a todos os lados e aspectos da investigação".
Empresa de Taiguara funcionava em prédio ao lado da Polícia Federal (Foto: Mariane Rossi / G1)Empresa de Taiguara funcionava em prédio ao lado da Polícia Federal (Foto: Mariane Rossi / G1)
Obra em Angola
Sobrinho de Maria de Lourdes da Silva – primeira mulher de Lula que morreu na década de 1970 –, Taiguara é um dos donos da Exergia Brasil, uma empresa do ramo da construção civil sediada em Santos que foi contratada pela Odebrecht para atuar em obras complexas de um empreendimento da construtora em Angola.
A empreiteira brasileira executou, entre 2012 e 2015, as obras de ampliação e modernização da hidrelétrica de Cambambe. No mesmo ano, a Odebrecht obteve um financiamento de US$ 464 milhões junto ao BNDES para executar o projeto no continente africano.
Segundo a PF, a Operação Janus pretende investigar se a Odebrecht utilizou os contratos com a empresa do sobrinho da primeira mulher de Lula para pagar "vantagens indevidas". A construtora de Taiguara, conforme os investigadores, não teria capacidade operacional para executar a obra da hidrelétrica em Angola e sequer teria empregados registrados.
A apuração, informou a assessoria da Polícia Federal, teve início quando foi enviado para a corporação um procedimento de investigação criminal do Ministério Público Federal que solicitava a investigação de suposto pagamento de propina pela Odebrecht, entre 2011 e 2014, em troca de facilidades na obtenção de empréstimos de interesse da empreiteira junto ao BNDES.
Os investigadores identificaram que Taiguara registrou uma grande evolução patrimonial após sua empresa fechar o contrato com a Odebrecht. O aumento do patrimônio do empresário de Santos é considerado "incompatível" com seus rendimentos declarados.
Exergia Brasil
Funcionários do prédio onde, segundo os registros oficiais, está sediada a Exergia Brasil informaram ao G1 que a empresa está fechada há, pelo menos, um ano. Desde então, relataram os funcionários, não tiveram mais notícias de Taiguara. O imóvel, um dos mais antigos de Santos, fica ao lado da sede da superintendência local da Polícia Federal.
Os policiais federais também vistoriaram o apartamento de Taiguara, localizado na Ponta da Praia, por volta das 6h. O empresário mora em uma cobertura duplex com a mulher. Os agentes saíram do local com vários objetos e documentos do sobrinho da ex-mulher de Lula. De acordo com funcionários do edifício residencial, Taiguara não estava no local.
A PF informou que ouviu nesta sexta-feira, em Santos, o depoimento de dois contadores da Exergia Brasil, mas não revelou a identidade deles.
"Foram feitas perguntas sobre a prestação de serviço, a origem e o escopo dessas empresas. Eles [os contadores] não tinham conhecimento das obras em Angola nem dos contratos com a Odebrecht. Não trabalham para o Taiguara há três anos. A polícia não apontou irregularidades e, neste momento, apenas colheu informações. Nada foi levado da casa dessas pessoas, mas foi feito uma cópia dos arquivos referentes a essas empresas do Taiguara, lá no escritório de contabilidade", relatou o advogado Armando de Matos Jr, responsável pela defesa dos contadores da Exergia Brasil.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Número de Leitores no Brasil sobe 6% entre 2011 e 2015, dizem as pesquisas

Número de leitores no Brasil sobe 6% entre 2011 e 2015, diz pesquisa

Total de livros lidos, inteiros ou em parte, foi de 2,54 obras. Pesquisa foi feita pelo Ibope, sob encomenda do Instituto Pró-Livro.

Por Mariana Nogueira *Do G1, em São Paulo
O número de leitores no Brasil subiu 6% entre 2011 e 2015, de acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope sob encomenda do Instituto Pró-Livro. O levantamento, que teve abrangência nacional, aponta que o país tem cerca de 104,7 milhões de leitores, ou seja, 56% da população.
A metodologia da pesquisa considera como leitor, aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses. No intervalo entre as pesquisas, o percentual de homens considerados leitores foi o que mais subiu. O percentual passou de 44%, em 2011, para 52%, no ano passado.



A pesquisa aponta que o brasileiro lê, em média, 2,54 livros no período referência de três meses anteriores à pesquisa. O número equivale a 4,96 livros por habitante/ano. O levantamento considerou todos gêneros: literatura, contos, romances, poesia, gibis, Bíblia, livros religiosos e livros didáticos. Deste total de 2,54 livros, o brasileiro leu 1,06 livro inteiro e 1,47 em partes nos três meses anteriores à pesquisa.
A Bíblia foi citada como o "gênero" que mais costuma ser lido entre aqueles que não estão estudando, sendo citado por 50% dos entrevistados com esse perfil. Entre os estudantes, a Bíblia foi citada por 31% dos entrevistados, mesmo percentual que a resposta "contos", seguindo por "didáticos" com 28%. 
Depois do "gosto ou interesse pessoal", com 47%, a motivação religiosa foi apontada como a segunda principal razão para ler, com 22% das respostas. "Indicação da escola" aparece na sequência com 10%, "para se distrair" teve 8% e "por motivo profissional", 7%. 
Aumento da escolaridade 
De acordo com os responsáveis pela análise, o aumento da escolarização pode ajudar a explicar o aumento dos entrevistados considerados leitores: o percentual de analfabetos ou de pessoas que não frequentaram escola formal caiu de 9%, em 2011, para 8%, em 2015. Por outro lado, em 2011, o número de entrevistados que não estudavam era de 68% e, em 2015, passou para 73%.
O aumento na escolaridade foi percebido no aumento do total de entrevistados que declarou ter ensino superior, dado que subiu de 10% em 2011 para 13% no ano passado. Também houve aumento no ensino médio, de 28% para 33%.
Os dados apresentados pelo Instituto Pró-Livro apontam que, quanto maior o nível de escolaridade, menores são as proporções de motivações de leitura ligadas à “exigência escolar” ou a “motivos religiosos” e, maiores são as menções a “atualização cultural ou de conhecimento geral”.
Livros mais citados 
Abaixo, os livros mais citados, em ordem decrescente:

Bíblia
Diário de um banana
Casamento Blindado
A Culpa é das Estrelas
Cinquenta Tons de Cinza
Ágape
Esperança
O Monge e o Executivo
Ninguém é de ninguém
Cidades de Papel
O Código da Inteligência
Livro de Culinária
Livro dos Espíritos
A Maldição do Titã
A Menina que Roubava Livros
Muito mais que cinco minutos
Philia
A Única Esperança
Na lista de livros, a Bíblia mantém o primeiro lugar também obtido em 2007 e 2011. Neste ano, ela teve 225 menções diretas entre os mais de 5 mil entrevistados. O livro Ágape, segundo lugar em 2011, e a Menina que roubava livros, que foi 19º na pesquisa anterior, são os únicos que voltaram a constar entre os mais citados. 
Ainda segundo os autores do levantamento, 28% dos entrevistados se declararam como integrantes de religiões em que a leitura da Bíblia é central para a prática religiosa, como no caso das diversas denominações evangélicas.
Autores mais citados 
Abaixo, os livros mais citados, em ordem decrescente:

Augusto Cury
João Ferreira de Almeida
Zibia Gasparetto
Padre Marcelo Rossi
Cristiane Cardoso
Cristiane e Renato Cardoso
Paulo Coelho
Allan Kardec
John Green
Chico Xavier
Ellen G. White
Machado de Assis
Padre Fábio de Melo
Maurício de Souza
Bispo Edir Macedo
Kéfera Buchmann
Evolução por regiões 
Com exceção do Nordeste, a pesquisa identificou aumento no total de leitores em todas as regiões. Os dados não foram detalhados por estados.
Na terceira edição da pesquisa, em 2011, o Centro-oeste do país liderava o número de leitores por região com 53%. Nesta última edição, o melhor percentual passou a ser o da região Sudeste, com 61%. A região Centro-oeste caiu para a segunda posição com 57% e a região Norte ultrapassou a região Nordeste alcançando o terceiro lugar com 53%.
O primeiro lugar no quesito número de livros lidos (inteiro ou em partes) por habitantes nos últimos três meses também ficou com a região Sudeste, com 2,98 - índice que ultrapassa a média nacional de 2,54. O Centro-oeste torna-se o segundo colocado com 2,52, seguido do Norte com 2,44, do Nordeste com 2,15 e do Sul com 2,05. Em 2011, o Centro-oeste apresentava 2,12, o Nordeste 2, o Suddeste 1,84, o Sul 1,68 e o Norte 1,51.
Metodologia 
A edição 2016 é a quarta edição da pesquisa, que teve também outras publicações referentes a dados coletados nos anos de 2000, 2007, 2011. A pesquisa teve abrangência nacional, com 5012 entrevistas pessoais, feitas nos domicílios dos entrevistados entre 23 de novembro e 14 de dezembro de 2015. Foram ouvidos brasileiros a partir de 5 anos, alfabetizados ou não.
Perfil da amostra 
Entre os ouvidos pela pesquisa em 2015, 8% se declarou "não alfabetizado" ou que "não frequentou escola formal". Outros 21% disseram ter ensino fundamental I (1º ao 5º ano), 25% declararam ter o fundamental II (6º ao 9º ano), 33% o ensino médio e 13% o ensino superior.
Responsável pela pesquisa, o Instituto Pró-Livro (IPL) foi criado em 2006 pelas entidades do setor do livro – Associação Brasileira de Livros Escolares (Abrelivros), Câmara Brasileira de Livros (CBL) e Sindicato dos Editores de Livros (SNEL). É mantido por contribuições dessas entidades e de editoras, com o objetivo principal de fomento à leitura e à difusão do livro.
Desde a segunda edição o Instituto adotou metodologia que considera as orientações do Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc), da Unesco, e pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). O objetivo foi buscar um padrão internacional de medição que permita eventuais comparações e estudos sobre a questão da leitura nos países da região.
(*Sob supervisão de Ardilhes Moreira)

www.evolucaox.com.br