O SEGREDO DOS LEITORES CAMPEÕES

sábado, 30 de maio de 2015

O segredo da leitura dinâmica e sua importância.



VANTAGENS DA VELOCIDADE NA LEITURA DINÂMICA







A leitura com velocidade permite uma maior compreensão do que eu você lê, também permite uma maior concentração durante o processo de leitura,  uma melhor assimilação e retenção da leitura. Em paralelo, uma redução de (principalmente olho) fadiga mental e física, que normalmente acompanha o ato de ler. Em geral, quando técnicas de leitura de velocidade têm sido bem aprendidas, o leitor adquire o controle do seu próprio processo de leitura, tanto em seus aspectos perceptivos, tais como as relacionadas com o intelecto. Esta regra, combinado com desempenho de leitura dinâmica avançada, produz resultados surpreendentes, para além da mera obtenção de eficiência no processo de leitura.

Porque a leitura é um dos processos mentais mais complexos, que coloca em jogo os recursos mais perceptivos e intelectuais. O "leitor de velocidade Evoluçãox" será capaz de orientar eficazmente os seus olhos não só para ler, mas para assistir a filmes ou televisão, para analisar tabelas, gráficos e desenhos, a ler partituras musicais, para observar seus arredores. Tudo isso tem aplicações em muitas áreas e profissões diferentes, é como atravessar uma rua ou dirigir um carro. Além disso, para treinar pilotos e artilheiros em reconhecimento da aeronave em vôo, a Força Aérea dos Estados Unidos usa as mesmas técnicas de treino visual, utilizadas no método de velocidade de leitura.E foi precisamente aí onde, após a Segunda Guerra Mundial alguns dos primeiros cursos de leitura de velocidade foram organizados.

Além do treinamento visual, a velocidade de leitura envolve um desenvolvimento da capacidade intelectual e uma melhoria global  aplicado ao processo de leitura..O desenvolvimento da capacidade de entendimento é alcançado e você aprende a analisar, entender e pensar melhor. 

Claro que tudo isso tem aplicações importantes na vida profissional e atividade diária. Mas um dos usos mais interessantes de tais vantagens de velocidade de leitura é de que é feito nas chamadas "técnicas de estudo". Nestes, como o próprio nome indica, estudantes e todos aqueles que fazem tarefas intelectuais são capacitados para alcançar um maior desempenho no estudo e para obter mais tempo dedicado a ele.

Melhora o desempenho mental PARA LER qualquer idioma, especialmente Inglês. Nesta língua há muitas expressões que devem ser captadas num ápice, tornando-o excelente para esta finalidade.

E para finalizar ideal para a memória de todas as idades!


www.evolucaoxworld.com.br


sexta-feira, 29 de maio de 2015

UMA OPORTUNIDADE INCRÍVEL PARA PARTICIPAR FEIRA DO LIVRO CAIEIRAS/SP 2015



A oportunidade de milhares de jovens conhecerem autores e livros renomados.

Toda equipe da Evoluçãox vai estar presente fazendo diagnóstico de leitura.

E muitos filhos e pais de alunos estarão tendo a oportunidade de conhecer o Curso de Leitura Dinâmica Avançada Evoluçãox.

Participe!

quinta-feira, 28 de maio de 2015

LEITURA DINÂMICA FUNCIONA?

Vale lembrar o que é leitura dinâmica:

"Leitura dinâmica (também chamada leitura rápida) constitui-se de vários métodos que buscam aumentar a velocidade da leitura, mantendo o entendimento e a retenção de informações.
Há vários métodos diferentes de leitura dinâmica. Alguns consideram que leitura consiste em três etapas - ver, pronunciar e compreender - e propõem que se elimine uma das três. Para manter o entendimento, a única etapa que poderia ser eliminada é a pronúncia, seja vocal ou mental"
https://pt.wikipedia.org/wiki/Leitura_din%C3%A2mica

Uma técnica incrível que ajudou milhares de profissionais a décadas, mas o importante lembrar que a leitura dinâmica só trabalha a velocidade de leitura.
Estamos em uma época que a informação esta mais rápida do que o pensamento, portanto precisamos também da compreensão e retenção, aliada a velocidade de leitura.

Em 2007 quando a Evoluçãox trouxe para o mercado a Leitura Dinâmica Avançada, muitas pessoas achavam que tinha muita semelhança entre as duas. E realmente existe, o objetivo da velocidade na leitura que é essencial para nossa rapidez de raciocínio. 
O grande segredo e diferencial é que a Leitura Dinâmica Avançada pode ser desenvolvida para qualquer idade. E você não perde mais, por se tratar de exercícios oculares.
Temos uma capacidade incrível e devemos desenvolver.


As dez tendências da tecnologia na educação.


As dez tendências da tecnologia na educação

Paula Adamo Idoeta
Da BBC Brasil em São Paulo


Se por um lado é impensável ignorar a importância da tecnologia na vida de jovens do mundo inteiro, por outro o uso dessa tecnologia na sala de aula ainda gera grandes debates entre educadores e acadêmicos.
Como transformar os investimentos (muitas vezes altos) em tecnologia em ideias que de fato melhorem o desempenho e aprendizado dos alunos?
O tema foi discutido em São Paulo, em um seminário recente da Fundação Santillana e da Unesco (braço da ONU para educação e cultura).
Não há consenso sobre o assunto, e muitos estudos ainda não encontraram correlações diretas entre uso da tecnologia e melhor aprendizado.
Mas observadores acreditam que se internet, tablets, computadores, aplicativos e outras plataformas forem usadas para estimular a imaginação dos alunos e amparar o trabalho do professor, com objetivos claros, podem ter impactos positivos não apenas nas notas, mas no desenvolvimento de habilidades e no engajamento dos estudantes.
"O uso bem-sucedido da tecnologia sempre vai acompanhado de reformas em outros aspectos – como currículo (escolar), avaliação e desenvolvimento profissional dos docentes", diz o documento final do evento em São Paulo.
A partir do debate e da opinião de especialistas, a BBC Brasil levantou dez tendências relacionadas ao uso da tecnologia em sala de aula e experiências de seu uso na prática.

Agregar valor ao trabalho do professor em vez de substituí-lo

Em vez de recursos tecnológicos que tentem substituir o professor ou que apenas digitalizem tarefas de memorização (como taboada) – iniciativas de pouco efeito prático e que podem até atrapalhar o rendimento -, é muito mais produtivo pensar em como a tecnologia pode ajudar o trabalho do professor.
"Uma das imagens mais caricaturescas difundidas da tecnologia na educação representa um computador que substitui o docente, oferecendo automaticamente a informação aos estudantes. Mas isso tem levado a resultados pobres, particularmente quando a ênfase dos currículos já não está apenas nos conhecimentos, mas também nas competências", diz o documento da Unesco.
"Em vez de pensar 'temos esta tecnologia e este aplicativo, como podemos usá-lo para a educação', o ideal é refletir ao contrário: perguntar aos docentes que tipo de problemas e dificuldades eles enfrentam e pensar em como a tecnologia pode ajudá-los", diz Francesc Pedró, representante da Unesco para educação, à BBC Brasil.
Nesse contexto, o professor deixa de ser apenas transmissor de conhecimento, mas sim um mediador – orientando alunos com instruções, feedback, contexto, exemplos e perguntas-chave dentro de cada projeto e identificando qual o dispositivo tecnológico é melhor para cada momento (mesmo que sejam papel e lápis).
Estudos indicam, também, que não adianta muito usar a tecnologia apenas por usar: projetos que não tenham objetivos claros e integração com o currículo escolar vão agregar pouco ao aprendizado.


Confira experiências inspiradoras de professores em escolas de todo o país17 fotos

13 / 17
No quadro-negro da sala de aula da professora Elieth Portilho estão fotos de pássaros e frutas do Cerrado. As cartilhas falam de temas rurais e práticas do campo e foram elaboradas pela professora e os alunos. É com esse material que ela alfabetiza as crianças no Centro de Ensino Fundamental Pipiripau 2, localizada em um núcleo rural em Brasília Leia mais Elza Fiuza/Agência Brasil

Melhorar processos, sem precisar mudá-los radicalmente

A tecnologia não precisa necessariamente revolucionar a aula: pode ser usada para ajudar professores e alunos a trabalhar conteúdos mais abstratos, por exemplo, ou facilitar o aprendizado.
No ensino de ciências e de exatas é onde estão a maioria das experiências bem-sucedidas de avançço com a tecnologia, justamente porque fica mais fácil para que alunos visualizem conceitos, transformar números e equações em gráficos digitais e ver o resultado de seus experimentos.
Aplicativos como o gratuito Geogebra (www.geogebra.org) também têm ajudado professores a ensinar geometria no ensino médio.
Um estudo com 125 estudantes das 7ª e 8ª séries na Colômbia concluiu que recursos tecnológicos nesse tipo de atividade aumentou em 81% a capacidade dos estudantes em interpretar e utilizar gráficos.

Tablets estão ganhando o espaço de laptops e desktops

Mais barato e portátil, o tablet tende a ganhar espaço.
O tradicional colégio Bandeirantes, em São Paulo, tem um projeto-piloto de uso de tablets equipados com AppleTV a partir do 6º ano, para substituir as salas de informática (que drenavam recursos, tanto para a manutenção dos servidores quanto para atualização dos equipamentos).
O documento da Unesco vê o tablet individual – seja comprado pelos pais ou emprestado pelo poder público – como uma tendência de médio prazo na educação.
Pedró, da Unesco, afirma que desktops e laptops continuarão sendo úteis para trabalhos escritos e para equipar alunos carentes que não tenham acesso à tecnologia.
Mas existe uma tendência de governos aproveitarem mais os equipamentos móveis que já são possuídos pelos próprios estudantes (smartphones e tablets) e focarem seus investimentos em aplicativos e redes potentes.

Pensar na internet além dos sites de buscas e das redes sociais

Muitos professores já notaram que tarefas tradicionais muitas vezes são resolvidas pelos alunos com buscas pouco criteriosas na internet e o velho "CtrlC+CtrlV" (os comandos de computador de copiar e colar).
"Tudo indica que de nada adianta continuar promovendo um uso da internet sem estrutura e orientação adequadas, que não evita que a maioria dos estudantes confie na primeira informação que encontre para sua tarefa, assim como não os ajuda a evitar as distrações da própria rede", diz o documento da Unesco.
Mas a internet tem muito mais potencial além dos sites de buscas e redes sociais.
Um projeto chamado GLOBE (www.globe.gov), por exemplo, conecta mais de 4 mil escolas do mundo com cientistas. Nele, os alunos coletam dados ambientais de suas regiões e os enviam aos especialistas, que ajudam a analisá-los e a sugerir soluções para problemas do meio ambiente local.
Plataformas como Padlet (http://padlet.com/features), já usado por alunos da rede pública brasileira, ajudam estudantes e professores a construir projetos online em conjunto. Experiências em que alunos criam seus próprios websites também estimulam diversas habilidades e a produção de conteúdo próprio.
E, no que diz respeito às buscas tradicionais, cabe às escolas ensinar os alunos a pesquisar com mais eficiência, filtrar e comparar dados, em meio à crescente imensidão de informações na internet.

Fazer conexões com o mundo real

Se facilitar a conexão da sala de aula com o mundo exterior, a tecnologia pode ter um papel crucial no ensino. E há cada vez mais exemplos disso.
Nos EUA, estudantes dos anos finais do ensino fundamental criaram seu próprio anuário escolar digital e um tour virtual de um museu local, para mostrá-lo aos estudantes mais novos da mesma escola. O resultado foram alunos mais comprometidos com os estudos.
No Equador, 55 alunos equipados com computadores simularam a abertura de um restaurante durante as aulas. Usaram softwares como Excel para controlar seus gastos e plataformas para desenvolver um website do projeto, desenhar panfletos e etc.
Em uma escola da área rural da Colômbia, no ano passado, alunos receberam tablets para desenvolver um projeto de proteção da bacia hídrica local e analisar amostras de solo. Com a ajuda de apps educacionais, usaram a oportunidade para aprender os elementos da tabela periódica.
Segundo o documento da Unesco, iniciativas assim proporcionam "oportunidades práticas para exercitar e aplicar competências", nas quais os estudantes "ganham motivação e se envolvem muito mais no processo de aprendizado".

Estimular criação, cooperação e interação

Estudantes aprendem mais quando usam a tecnologia para criar novos conteúdos por si mesmos em vez de serem meros receptores, aponta o documento da Unesco.
Nessa área há experiências bem-sucedidas de turmas ou escolas que criam e debatem, em conjunto, bases de dados sobre determinados assuntos, em plataformas de construção coletiva como o Knowledge Forum (www.knowledgeforum.org).
Na cidade de Puente Alto, no Chile, alunos do 4º ano do ensino fundamental participaram de um projeto interdisciplinar de línguas e artes, cujo objetivo era entender e valorizar os povos nativos. Os alunos pesquisaram em grupo, criaram uma história sobre um dos povos, gravaram e editaram seu próprio vídeo do projeto.
Avaliações indicam que a compreensão de conteúdos é maior em ambientes assim do que se fossem usados apenas livros didáticos.

Pensar em novas formas de avaliar os alunos

Ante novas formas de oferecer e produzir conteúdo, é preciso pensar também em novas formas de avaliar sua produção, dizem especialistas.
"O melhor é buscar tarefas que estimulem a relação com o conteúdo e a reflexão – dar desafios maiores a alunos que estão armados de mais tecnologia", diz Pedró.
Ele diz ainda que as escolas não podem esquecer de sua responsabilidade de desenvolver e avaliar as habilidades digitais dos alunos. "Apesar de usarem seus celulares o dia inteiro, eles usam para as tarefas que lhes interessam, não necessariamente para o seu desenvolvimento intelectual. Países como o Chile já fazem avaliações do grau de competência digital dos estudantes."

Usar games em favor do aprendizado

Se bem usados, videogames podem exigir do aluno análise da situação, concentração e conhecimentos das matérias estudadas, ao mesmo tempo em que tornam o aprendizado mais vivencial e divertido.
"Jogos são importantes ao dialogar com a realidade e a história locais", diz à BBC Brasil Manoel Dantas, diretor-geral da Clickideia, provedora de conteúdo educacional para escolas públicas e privadas, com sede em Campinas (SP).
A empresa desenvolveu, focando em alunos do Rio Grande do Norte, um jogo interativo que aborda um massacre ocorrido durante a invasão holandesa no Estado, em 1645.
No Peru, alunos participaram da construção de um jogo em 3D baseado em um episódio da independência peruana (a rebelião de Cusco, de 1814). Ele foi usado como complemento às aulas e melhorou o rendimento da turma.

Customização e personalização

Algumas plataformas online permitem que o conteúdo seja personalizado pela região (atividades ligadas à história e ao costume locais, por exemplo) e até mesmo a cada aluno, de acordo com seus pontos fortes e fracos.
É o ensino adaptativo, "que desenha um perfil do aluno e identifica a forma como ele melhor aprende", explica Dantas, do Clickideia.
Outra plataforma que usa o método é o software brasileiro Geekie, que ao interagir com o estudante, percebe suas aptidões e dificuldades e traça um plano de estudos adaptado a elas.

Planejamento é chave

O uso da tecnologia será mais eficaz se for não aleatório, mas planejado, com objetivos claros de qual impacto pode ter no ensino.
Em estudo de julho deste ano sobre eficiência da tecnologia na educação, o Banco Interamericano de Desenvolvimento sugere quatro itens: 1) Focar em objetivos de aprendizado específicos, que podem ser em áreas básicas, como matemática e idiomas, ou em habilidades, como pensamento crítico e colaboração; 2) Coordenar componentes-chave: infraestrutura tecnológica, conteúdo e recursos humanos; 3) Desenvolver uma estratégia de avaliação e monitoramento do projeto, com as etapas a serem cumpridas e o impacto que ele pretende gerar; 4) Garantir que a iniciativa não seja isolada, mas parte de um plano sustentável ao longo do tempo na escola ou na rede de ensino.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Em 200 anos, português "brasileiro" pode se tornar língua autônoma; entenda

Em 200 anos, português "brasileiro" 

pode se tornar língua autônoma; entenda


A possibilidade de ser simples, dispensar elementos gramaticais teoricamente essenciais e responder "sim, comprei", quando alguém pergunta "você comprou o carro?", é uma das características que conferem flexibilidade e identidade ao português brasileiro. A análise de documentos antigos e de entrevistas de campo ao longo dos últimos 30 anos está mostrando que o português brasileiro já pode ser considerado único, diferente do português europeu. O português brasileiro ainda não é, porém, uma língua autônoma: talvez seja - na previsão de especialistas, em cerca de 200 anos - quando acumular peculiaridades que nos impeçam de entender inteiramente o que um nativo de Portugal diz.
A expansão do português no Brasil, as variações regionais com suas possíveis explicações, que fazem o urubu de São Paulo ser chamado de corvo no Sul do país, e as raízes das inovações da linguagem estão emergindo por meio do trabalho de cerca de 200 linguistas. De acordo com estudos da Universidade de São Paulo (USP), uma inovação do português brasileiro, por enquanto sem equivalente em Portugal, é o R caipira, às vezes tão intenso que parece valer por dois ou três, como em porrrta ou carrrne.
Associar o R caipira apenas ao interior paulista, porém, é uma imprecisão geográfica e histórica, embora o R desavergonhado tenha sido uma das marcas do estilo matuto do ator Amácio Mazzaropi em seus 32 filmes, produzidos de 1952 a 1980. Seguindo as rotas dos bandeirantes paulistas em busca de ouro, os linguistas encontraram o R supostamente típico de São Paulo em cidades de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, formando um modo de falar similar ao português do século XVIII.
Quem tiver paciência e ouvido apurado poderá encontrar também na região central do Brasil - e em cidades do litoral - o S chiado, uma característica hoje típica do falar carioca que veio com os portugueses em 1808 e era um sinal de prestígio por representar o falar da Corte. Mesmo os portugueses não eram originais: os especialistas argumentam que o Schiado, que faz da esquina uma shquina, veio dos nobres franceses, que os portugueses admiravam.
A história da língua portuguesa no Brasil está trazendo à tona as características preservadas do português, como a troca do L pelo R, resultando em pranta em vez de planta. Camões registrou essa troca em Os lusíadas - lá está um frautas no lugar deflautas - e o cantor e compositor paulista Adoniran Barbosa a deixou registrada em diversas composições, em frases como "frechada do teu olhar", do samba Tiro ao Álvaro.
Em levantamentos de campo, pesquisadores da USP observaram que moradores do interior tanto do Brasil quanto de Portugal, principalmente os menos escolarizados, ainda falam desse modo. Outro sinal de preservação da língua identificado por especialistas do Rio de Janeiro e de São Paulo, dessa vez em documentos antigos, foi a gente ou as gentes como sinônimo de "nós" e hoje uma das marcas próprias do português brasileiro.
" De tanto levar "frechada" do teu olhar meu peito até parece sabe o que "táuba" de tiro ao "Álvaro"
Célia Lopes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), encontrou registros de a gente em documentos do século XVI e, com mais frequência, a partir do século XIX. Era uma forma de indicar a primeira pessoa do plural, no sentido de todo mundo com a inclusão necessária do eu. Segundo ela, o emprego de a gente pode passar descompromisso e indefinição: quem diz a gente em geral não deixa claro se pretende se comprometer com o que está falando ou se se vê como parte do grupo, como em "a gente precisa fazer". Já o pronome nós, como em "nós precisamos fazer", expressa responsabilidade e compromisso. 
De vossa mercê para cê
Os documentos antigos evidenciam que o português falado no Brasil começou a se diferenciar do europeu há pelo menos quatro séculos. Uma indicação dessa separação é o Memórias para a história da capitania de São Vicente, de 1793, escrito por frei Gaspar da Madre de Deus, nascido em São Vicente, e depois reescrito pelo português Marcelino Pereira Cleto, que foi juiz em Santos. Comparando as duas versões, José Simões, da USP, encontrou 30 diferenças entre o português brasileiro e o europeu. Uma delas é encontrada ainda hoje: como usuários do português brasileiro, preferimos explicitar os sujeitos das frases, como em "o rapaz me vendeu o carro, depois ele saiu correndo e ao atravessar a rua ele foi atropelado". Em português europeu, seria mais natural omitir o sujeito, já definido pelo tempo verbal - "o rapaz vendeu-me o carro, depois saiu a correr..." -, resultando em uma construção gramaticalmente impecável, embora nos soe um pouco estranha.
" Vossa Mercê vai ou cê vai?
Um morador de Portugal, se lhe perguntarem se comprou um carro, responderá com naturalidade "sim, comprei-o", explicitando o complemento do verbo, "mesmo entre falantes pouco escolarizados", observa Simões. Outra diferença é a distância entre a língua falada e a escrita no Brasil. Ninguém fala muito, mas muinto. O pronome você, que já é uma redução de vossa mercê e devosmecê, encolheu ainda mais, para cê, e grudou no verbo: cevai?
"A língua que falamos não é a que escrevemos", diz Simões, com base em exemplos como esses. "O português escrito e o falado em Portugal são mais próximos, embora também existam diferenças regionais." Simões complementa as análises textuais com suas andanças por Portugal. "Há 10 anos meus parentes de Portugal diziam que não entendiam o que eu dizia", ele observa. "Hoje, provavelmente por causa da influência das novelas brasileiras na televisão, dizem que já estou falando um português mais correto."
"Conservamos o ritmo da fala, enquanto os europeus começaram a falar mais rápido a partir do século XVIII", observa Ataliba Castilho, professor emérito da USP, que, nos últimos 40 anos, planejou e coordenou vários projetos de pesquisa sobre o português falado e a história do português do Brasil. "Até o século XVI", diz ele, "o português brasileiro e o europeu eram como o espanhol, com um corte silábico duro. A palavra falada era muito próxima da escrita". Célia Lopes acrescenta outra diferença: o português brasileiro conserva a maioria das vogais, enquanto os europeus em geral as omitem, ressaltando as consoantes, e diriam tulfón para se referir ao telefone.
Mensalidade ou propina? Depende de quem está falandoPolícia Civil do Piauí Mensalidade ou propina? Depende de quem está falando
Há também muitas palavras com sentidos diferentes de um lado e de outro do Atlântico. Os estudantes das universidades privadas não pagam mensalidade, mas propina. Bolsista é bolseiro. Como os europeus não adotaram algumas palavras usadas no Brasil, a exemplo de bunda, de origem africana, podem surgir situações embaraçosas. Vanderci Aguilera, professora sênior da Universidade Estadual de Londrina (Uel) e uma das linguistas empenhadas no resgate da história do português brasileiro, levou uma amiga portuguesa a uma loja. Para ver se um vestido que acabava de experimentar caía bem às costas, a amiga lhe perguntou: "O que achas do meu rabo?".
Um sinal da evolução do português brasileiro são as construções híbridas, com um verbo que não concorda mais com o pronome, do tipo tu não sabe?, e a mistura dos pronomes de tratamento você e tu, como em "se você precisar, vou te ajudar". Os portugueses europeus poderiam alegar que se trata de mais uma prova de nossa capacidade de desfigurar a língua lusitana, mas talvez não tenham tanta razão para se queixar. Célia Lopes encontrou a mistura de pronomes de tratamento, que ela e outros linguistas não consideram mais um erro, em cartas do marquês do Lavradio, que foi vice-rei do Brasil de 1769 a 1796, e, mais de dois séculos depois, em uma entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Os segredos do atual campeão de memória dos EUA, ele revela sua fórmula para o cérebro saudável.

Fabiana Grillo, do R7
Nelson Dellis é o atual campeão do Torneio de Memória dos EUADivulgação
Para muitas pessoas, memorizar número de telefone, data de aniversário ou mesmo nomes de colegas são tarefas bem complicadas. Mas, você sabia que alimentação saudável, consumo de água, atividade intelectual, socialização e prática regular de exercício físico são os segredos para manter o cérebro saudável? Essas são as dicas do atual campeão do Torneio de Memória dos Estados Unidos, Nelson Dellis.
Com apenas 31 anos, Dellis já foi vencedor do campeonato americano de memória quatro vezes, nos anos de 2011, 20012, 2014 e 2015. Ele conta que resolveu melhorar a capacidade do seu cérebro depois do diagnóstico de Alzheimer da mãe, que morreu em decorrência da doença em 2009 — ano também que ele participou de sua primeira competição.
— Memorizar é o resultado de muito treino. Além disso, não dá para lembrar-se de algo sem prestar atenção. Outra dica básica é transformar o que você quer memorizar em imagem, essa é uma das minhas melhores estratégias.
Lembranças apagam do cérebro memórias semelhantes Em outras palavras, o truque dele é construir na mente um “palácio da memória”. Ele conta que costuma visualizar um lugar que conhece bem, como, por exemplo, a casa onde morou na infância, e associa os itens que precisa memorizar em imagens que são colocadas em cada canto do ambiente. Com essa tática, Dellis detém uma série de registros de memória, incluindo memorizar 310 números em cinco minutos e 40 cartas de baralho em um minuto e cinco segundos. Lapsos de memória nem sempre são sinais de Alzheimer
A neurologista Sonia Brucki, professora livre-docente da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), alerta que obesidade, tabagismo, sedentarismo, hipertensão, diabetes e dislipidemia aumentam o risco de problemas cognitivos. Dessa forma, são doenças que precisam ser controladas, no caso de quem já tem, ou prevenidas.
 — O exercício físico, por exemplo, ajuda a controlar os fatores de risco vasculares, aumentando o fluxo sanguíneo cerebral e promovendo o crescimento neural, ou seja, previne o declínio cognitivo.
A boa notícia, segundo a especialista, é que em qualquer fase da vida é possível modificar a estrutura cerebral e aumentar a proteção contra os prejuízos cognitivos, “desde que a pessoa adote hábitos de vida saudáveis”.
— Bom humor e alimentação rica em ômega 3 e 6 devem fazer parte da lista de medidas preventivas, pois ajudam na manutenção da memória. Essas atitudes são capazes de aumentar a capacidade cerebral inclusive em idosos.
E o campeão do torneio de memória segue a orientação à risca. Além de escalar montanhas, ele pratica crossfit uma hora por dia e é adepto da alimentação balanceada.
— Parei completamente de beber e não me alimento com junk food. Além disso, minha alimentação inclui 10 mg de ômega 3, do tipo DHA, por dia. É claro que levo essa vida porque sou profissional, mas essa foi minha escolha.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

CEO do Facebook Mark Zuckerberg vai ler um livro a cada quinzena neste ano


CEO do Facebook Mark Zuckerberg vai ler um livro a cada quinzena neste ano.

O criador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, fez uma resolução de ano novo pública: ler um livro a cada 15 dias. E convidou todos os usuários do Facebook para se juntar a ele nesse desafio, por meio da página A Year of Books (Um ano de livros, em português).
Na página, além de ficar a par dos títulos que Zuckerberg anda lendo, também é possível participar de debates sobre a obra e até mesmo enviar perguntas para o autor. O primeiro (e por enquanto único) livro escolhido foi O fim do Poder, do venezuelano Moisés Naím.
Em poucos dias, o livro alcançou o topo entre os mais comprados nos principais sites de diversos países. No Itunes, a versão em áudio alcançou o primeiro lugar. A versão em português, publicada pela editora Leya, está na terceira posição da Amazon brasileira.
Em uma postagem feita na sua página pessoal, Zuckerberg escreveu que focaria suas escolhas em livros sobre diferentes culturas, crenças, histórias e tecnologias. Sobre O fim do Poder, disse se tratar de “um livro que explora como o mundo está mudando para dar às pessoas a quantidade de poder que tradicionalmente só era possível para grandes governos, organizações militares e outras entidades”.

www.evolucaoxworld.com.br



MICROFRANQUIAS


As microfranquias, também chamadas de franquias baratas, estão ganhando força no franchising brasileiro e são uma boa opção de negócio para quem deseja ter uma franquia, mas não possui um investimento muito alto.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou que as microfranquias movimentaram mais de três bilhões em 2013. Neste ano, a previsão é que esse número cresça ainda mais.
De acordo com o critério estabelecido pela ABF, as microfranquias devem ter um investimento de até R$ 80 mil. Hoje as franquias baratas abrangem mais de 300 marcas atuantes e movimentaram R$ 5,9 bilhões, um crescimento de 31% em relação ao ano anterior.
Em relação ao número de unidades, o aumento foi de 29%. Já são mais de 17 mil pontos de venda.
As microfranquias costumam estar relacionadas a negócios de segmentos como educação, reparos domésticos, limpeza e negócios.
Porém, engane-se quem pensa que para a escolha de uma microfranquia não deve ter os mesmo cuidados de uma franquia com investimento mais alto. O recomendado é pesquisar informações, e não apenas na internet, visitar lojas, conversar com franqueadores e franqueados, e se atentar as regras do franchising.

www.evolucaoxworld.com.br